As crianças têm necessidade de ver as cenas para compreender a história. A foto, por ser um recorte particular da realidade representa a fixação de um momento. Podendo, através de sua análise, auxiliar a compreensão de textos e promover a valorização da imagem contextualizada e a concretização de idéias antes só teóricas.
O trabalho com fontes históricas exige um constante aprimoramento nas técnicas de leitura e de interpretação de textos. Neste sentido, as imagens ocupam lugar fundamental entre os registros históricos, pois não são consideradas simples reflexões de épocas e lugares, mas sim extensões dos contextos sociais em que elas foram produzidas.
É fundamental o desenvolvimento de um processo de construção do saber que exercite a prática de leitura de imagens articuladas ao texto escrito e representativas de uma determinada época.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o estudo da História local conduz a uma facilitação do processo de ensino aprendizagem, uma vez que aproxima à disciplina a lugares já falados ou vistos pelos alunos.
Ao ouvir histórias, a criança começa a perceber que nelas há começo, meio e fim e que elas estão contando alguma coisa que aconteceu, mesmo que seja de faz de conta. Nelas há um fato que aconteceu primeiro, que gerou outros fatos e que levou a um determinado final. Isto auxilia a criança a lembrar-se das histórias que ouviu e a criar novas histórias, além de perceber as mudanças nos contextos geográficos locais.
Neste sentido, o estudo histórico da cidade de Macapá favorecerá o desenvolvimento da capacidade de diferenciação e identificação da cultura e experiências de vida dos moradores da cidade. Propiciará a observação de comportamentos sociais e de obras humanas como: habitações, vestimentas, músicas, culinária, saber popular, entre outros.
Para análise histórica se fará um recontar de histórias, que significa reviver fatos históricos por meio da ótica dos alunos, atualizando linguagens e termos, simplificando o saber histórico.
Enquanto que na etapa de releitura de imagens será possível se fazer uma nova interpretação artística através da reprodução de desenhos e pinturas manuais, exercitando a criatividade, pois usa novas cores e métodos de arte.
A Releitura implica em produzir aquilo que se entendeu da obra, sem preocupações com semelhanças. É o sentimento se aliando à observação na produção de um trabalho. O mais importante é criar algo que mantém ligação com a imagem original, como o destaque das principais características do espaço.
Donde?
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no. 9. 394/96. Brasília: MEC, 2007.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história e geografia. Vol. 5. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRODBECK, Marta de Souza Lima. O ensino de História: um processo de construção permanente. Curitiba: Módulo Editora, 2009.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho cientifico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7.ed. 4.reimpr. – São Paulo: Atlas, 2009.
O projeto do Blog Minha Macapá: ontem e hoje é fruto de acervos particulares recuperados por meio de amigos e admiradores de Macapá, bem como de pesquisas livres no Google que acabaram por buscar imagens e informações de bloggers como: porta-retrato-ap@blogspot.com , http://www.canetasemfronteira.com/ , http://www.alcineia.com/ , http://www.alcilene.cavalcante.com/ , cafeecia-ap@blogspot.com , entre outros.
Aqui ficam nossos agradecimentos e respeito, aos desbravadores da net que divulgam nossa realidade local com admiração, ressaltando nossas belezas e propondo caminhos para avançar.
![]() |
refletindo... " O lúdico é essencial ao transmitir conhecimentos à crianças." |
Como o objetivo deste projeto é também servir de suporte teórico e de imagens da cidade de Macapá, será permitida a livre cópia de imagens postadas neste blog, desde que citada as fontes deste blog e dos demais pesquisados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário