Conhecer o passado implica, necessariamente, em uma melhor interpretação do presente e do futuro. Neste sentido, resgatar a história e a constituição da cidade de Macapá permite que se visualizem traços da cultura e religiosidade de um povo que sabe preservar e divulgar os seus valores.
Com a expansão da internet pelo mundo e a facilidade de comunicação que ela proporciona, cresceu o interesse das pessoas em possuir seu próprio espaço na web, deixando sua marca, sua visão de mundo. Desse interesse surge o blog, como ferramenta que possibilita relembrar os principais lugares históricos de Macapá, os atores sociais que fizeram e fazem parte da história da cidade.
Reforça-se que o projeto pretende ter continuidade por meio de novas temáticas postadas no blog, a saber: Personagens, Fatos históricos, Comidas Típicas, através de textos e imagens que permitam uma leitura dinâmica da trajetória histórica da cidade.
Ademais, apresenta-se como importante trabalho para a comunidade local, bem como para os que aqui escolheram morar e trabalhar. Ou, mesmo os que buscam apenas informações organizadas acerca do passado e do presente da nossa querida Macapá.
Para efeito de esclarecimento, o blog, ou weblog, é uma das ferramentas de comunicação mais populares da internet. A pessoa que administra o blog é chamada de blogueira. Cada atualização ou publicação no blog é chamada de post (postagem).
Os blogs tornaram-se o “endereço virtual” de muitas pessoas e empresas e perderam o status inicial de “diários”, tornando-se, além de tudo, fontes de obtenção de informações, ferramentas de trabalho e auxílio de diversos profissionais, especialmente jornalistas, repórteres e professores. Podem ser de caráter pessoal, profissional, informativo e educativo.
No Blog aqui tratado, se fará uma pesquisa Pró-memória de Macapá, com abordagem rápida, feita com o auxílio de amigos ou de admiradores da cidade, que podem contribuir com a socialização de experiências e evidências de Macapá (acervos de imagens e informações).
A primeira etapa do resgate histórico será feita por meio de um comparativo dos principais lugares de Macapá, e que por meio de fotos dispostas em uma ordem cronológica o auxiliará a entender e a reconhecer a história de Macapá.
Na segunda etapa ocorrerá a seleção das principais informações de cada destino amapaense para facilitar a pesquisa de dados históricos ou até mesmo de fatos curiosos, proporcionando aos alunos do ensino fundamental a interação entre os espaços da cidade, desde a sua criação, até os dias atuais, buscando as referências que o aluno possui sobre o lugar onde mora ou utiliza.
Acreditamos, assim, que é muito mais fácil a pessoa querer lutar por melhorias na realidade onde vive quando conhece sua origem, seus embasamentos, as dificuldades que se teve para chegar ao momento atual e até a acreditar em seu potencial de gerar evolução.
![]() |
refletindo... A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. Paulo Freire |
Nenhum comentário:
Postar um comentário