sábado, 26 de novembro de 2011

Um exemplo de releitura indireta de imagens

         As artes visuais estão presentes na vida infantil. Ao desenhar, rabiscar ou pintar a criança expressa suas interpretações e impressões sobre o mundo.
         O trabalho com “Releitura de Obras” faz com que as crianças entrem em contato com o universo da arte de forma participativa; após apreciar e ter informações sobre determinada obra. Ao reproduzir esta obra, a criança desenvolve habilidades com: percepção, imaginação e amplia seu universo cultural. Pretendemos focar o trabalho na faixa etária de 3 a 6 anos, ou seja, Educação Infantil.
Quando as crianças desenham livremente, expressam aquilo que pensam e sentem. Por meio de suas criações é possível perceber seu conhecimento intelectual, sua maturidade emocional e social, seus interesse e conflitos, assim como sua capacidade criadora. Por isso, o desenho converte-se em um dos melhores meios para conhecer os alunos.
 "E... não diga que a criança errou: ela apenas ainda não aprendeu..."
 (Nylse Cunha)
 

Homenagem dos concluintes de Pedagogia da Faculdade Atual


          Ao final da conclusão de uma graduação de Licenciatura em Pedagogia, não se encontra palavras suficientes para expressar a sensação de dever cumprido.
     Confessamos que a ansiedade é enorme, para ver nossos nomes gravados em um diploma, pois testemunhamos a dedicação desse ideal.E, logo podermos contribuir com nossa semente de EDUCAÇÃO.
            Que esta sensação de vitória se estenda a família de cada um de nós. Rogamos a Deus para que logo estejamos contando sobre nossa ascensão nos primeiros degraus da carreira e contribuições para um mundo melhor.

Afetuosamente,
Turma 2011 de Pedagogia (Faculdade Atual)

"O estudo da gramática não faz poetas. O estudo da harmonia não faz compositores. O estudo da psicologia não faz pessoas equilibradas. O estudo das " ciências da educação" não faz educadores. EDUCADORES não podem ser produzidos. EDUCADORES nascem".
Rubem Alves

" quem ama, educa" ( Içami Tiba )

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Uma decisiva etapa vencida

         Acima, uma das concluintes do Curso de Pedagogia (Maria do Carmo Costa Góes) ao lado de professoras da Faculdade Atual (Carol, Adriana Porto e Elke Nunes), a última, foi a grande incentivadora do Projeto Minha Macapá: Ontem e Hoje.
          O momento da foto é da defesa de TCC da concluinte, sob o tema "Criança Portadora da Síndrome de Tourrete", a qual foi parabenizada pela nota 10 com Louvor.

domingo, 20 de novembro de 2011

Nossos Traços...





CONCLUINTES DE PEDAGOGIA


ANDRÉA SOCORRO NEGRÃO DE SOUZA

 
Macapaense, 36 anos, casada, formada em magistério pelo antigo IETA, estudou na tradicional escola Alexandre Vaz Tavares, participando de importantes fatos históricos da instituição com contribuições no projeto “Revivendo as tradições”. Atualmente, é professora concursada na escola Santina Rioli.


DIONEY MARINHO DE MELO

  
Paraense, 35 anos, casada, tem 2 filhos e 2 enteados, cursou magistério no instituto de educação do estado do pará - IEP, veio em 1997 para fazer concurso, sendo aprovada, mudou-se em 1998 para Macapá, professora há 14 anos no ensino fundamental na rede pública da prefeitura. Pós-graduada em Gestão e Docência do Ensino Superior.


HERONDINO DO COUTO MOURÃO 


 
Macapaense, 24 anos, solteiro, atualmente é diretor administrativo adjunto financeiro da Faculdade Atual, pós-graduando em História da Cultura Afro-Brasileira  Indígena e Gestão da Docência, estudou inicialmente  em escola rural, tendo como professora sua  pró-genitora, cursou o ensino fundamental na  Escola Santina Rioli e o ensino médio no Alexandre  Vaz Tavares.

MÁRCIA AMORAS

Macapaense, 29 anos, casada, tem uma filha de 2 anos, cursou Magistério no Instituto de Educação do Amapá - IETA, concluindo no ano de 2000  e desde então atua como professora na rede particular e pública de ensino.  Em 2005, aprovada no concurso do estado, passou a trabalhar com a educação especial.

MARIA DO CARMO COSTA GÓES 
 
 
Macapaense, 58 anos, casada, empresária. Sua história se confunde com a da cidade de Macapá, pois estudou no Institituto de Educação do Amapá - IETA, iniciou o curso de Magistério, tendo que interromper sua vida escolar para realizar sonhos pessoais, como ter 8 filhos e 7 netos, se envolvendo, diretamente, na educação e formação superior de seus filhos. Após 37 anos de afastamento, retornou aos estudos ingressando no curso de Pedagogia, sua grande vocação.






MARIA CRISTIANE DOS SANTOS                                   















Paraense, 31 anos, servidora pública estadual, casada, formada em Magistério pela tradicional Escola Augusto Antunes, professora de francês pelo Centro de Língua Francesa Danielle Miterrand.


ROSÂNGELA DA SILVA PINTO
















Macapaense, casada, tem um filho, formada em Magistério no Instituto de Educação do Amapá - IETA. Atualmente, trabalha na secretaria administrativa da Faculdade Atual.


ROSILENE ALVES FERNANDES

 

Macapaense, 42 anos, divorciada, filha de Abrão e Francisca , mãe de 3 filhos. Concluiu o ensino médio na tradicional escola Alexandre VaZ Tavares. Participando da banda musical no ano de 1987.  Formada em normal superior de 1ª a 4ª série, pós graduada em Pedagogia escolar: orientação,supervisão e administração e  em Gestão e docência do ensino superior. Pós-graduanda em História das  culturas afro-brasileira  e indígena. Trabalha  na secretaria escolar da Faculdade Atual.